Botecos cariocas celebram aniversário de São Paulo com cardápio especial

Iniciativa promove intercâmbio gastronômico entre as duas maiores capitais do país

24 de JANEIRO de 2026

Icone Compartilhamento Facebook Icone Compartilhamento Twitter Icone Compartilhamento Google Plus Icone Compartilhamento Tumblr Icone Compartilhamento Pinterest Icone Compartilhamento Linkedin

Botecos cariocas celebram aniversário de São Paulo com cardápio especial

Neste final de semana, os tradicionais botecos cariocas Bar Jobim e Garota da Vila, ambos do Grupo Hungry, inauguram uma inédita ponte gastronômica entre Rio de Janeiro e São Paulo. A proposta é celebrar o aniversário da capital paulista (dia 25) com um cardápio exclusivo que resgata os sabores e a memória afetiva dos botecos paulistanos.

Durante o final de semana comemorativo, os estabelecimentos oferecerão pratos e bebidas especialmente desenvolvidos para a ocasião. O projeto busca dialogar com a tradição culinária de São Paulo, mas sob a ótica criativa e autoral característica da gastronomia carioca.

As criações ficaram a cargo da chef Mariele Horbach, conhecida como "Rainha do Boteco" no cenário gastronômico de São Paulo. O cardápio traz releituras de clássicos paulistanos como sanduíche de mortadela, bolovo, virado à paulista, picadinho e coxinha, além de um drink autoral inspirado no personagem Macunaíma.

"A ideia foi homenagear São Paulo sem caricaturas, valorizando aquilo que faz parte da memória coletiva da cidade: comida de boteco, pratos fartos, sabores intensos e muita história à mesa", destacou a chef. A iniciativa representa um reconhecimento à força da cultura botequeira paulistana, traduzida por meio da técnica, do afeto e da identidade que caracterizam a cozinha brasileira.

Confira os pratos e drinks criados pela chef Mariele Horbach especialmente para a homenagem:

- Drink Macunaíma Paulistano | versão autoral

Uma releitura contemporânea do clássico Macunaíma que traduz o espírito paulistano: mistura de mundos, tradição e inovação. A cachaça envelhecida traz profundidade, o fernet preserva o amargor e o abacaxi adiciona frescor tropical, finalizando com elegância e personalidade.

- Sanduíche de mortadela de boteco com maionese de coentro e rúcula

- Bolovo de boteco, com vinagrete de quiabo e cebolinha

- Picadinho paulista de boteco com banana-da-terra grelhada e pastel de costela

- Virado à Paulista com feijão-preto, couve, ovo frito e linguiça

- Coxinha de frango de boteco com molho rosé

Acompanhe no instagram! @garotadavila_sp e @barjobim_sp

VEJA TAMBÉM

Centro Municipal de Arte Hélio Oiticica recebe ocupação artística de Lola Lustosa com construção coletiva de dragões

NOSSAS CAPAS

ACOMPANHE O DIA E A NOITE DOS  FAMOSOS PELO NOSSO INSTAGRAM


Botecos cariocas celebram aniversário de São Paulo com cardápio especial



Portfólio TV PORTFOLIO TV

Luiz Alberto entrevista Fernanda Valença

Luiz Alberto entrevista Fernanda Valença

Luiz Alberto entrevista Marcela Lopes

Luiz Alberto entrevista Marcela Lopes

Luiz Alberto entrevista Mayke Allan

Luiz Alberto entrevista Mayke Allan

Luiz Alberto entrevista Matteus Amaral

Luiz Alberto entrevista Matteus Amaral

Luiz Alberto entrevista Matteus Amaral

Todos os direitos reservados l Copyright c Revista Portfolio Brasil 2017