09 de SETEMBRO de 2025
O improvável que se tornou inevitável. Assim Gilson Rodrigues define a sua trajetória, agora registrada em sua autobiografia “O Filho da Mudança” (Literare Books International, 2025). A obra, que será lançada oficialmente em 16 de setembro, dia em que se celebra o aniversário se Paraisópolis, ganha um pré-lançamento especial para convidados, jornalistas e lideranças sociais, em São Paulo hoje, dia 9 de setembro, na AYA Earth Partners.
No livro, Gilson compartilha sua jornada desde o sertão da Bahia até as vielas de Paraisópolis, onde cresceu enfrentando fome, rejeição e invisibilidade, mas também descobriu fé, propósito e pertencimento. “Sou filho da muda, minha mãe Maria Lúcia, mulher surda e silenciada, mas cheia de força. Foi dela que herdei a capacidade de ouvir o mundo com o coração. Este livro é uma homenagem a ela e a todas as mulheres que floresceram onde ninguém acreditava”, afirma o autor.
A obra é também um registro da construção do G10 Favelas, movimento que une as maiores comunidades do País para transformar a realidade de milhões de brasileiros. Gilson narra como Paraisópolis se tornou vitrine de inovação, com projetos de impacto como o G10 Bank, a Favela Brasil Xpress, a Gastrô Favela e o Agro Favela Refazenda, entre outros. “A favela não precisa de salvação, precisa de oportunidade. Sempre acreditei que prêmio é responsabilidade. Não coleciono troféus, abro caminhos”, destaca.
Reconhecido internacionalmente, Gilson já palestrou na ONU, em Harvard e fez história ao realizar o Opening Bell na NYSE (New York Stock Exchange), o tradicional toque do sino de abertura da Bolsa de Valores de Nova York, representando a potência econômica das favelas brasileiras. Ainda assim, faz questão de reforçar que sua missão vai além dos holofotes: “Nunca fui escolhido, eu escolhi continuar. Escolhi ser protagonista da minha própria história. Porque, por muito tempo, acreditei que precisava de alguém que me salvasse… até entender que o herói que eu procurava era eu mesmo”.
O pré-lançamento marca também o início de um novo capítulo na vida do autor: a criação da Academia da Prosperidade da Vida, espaço de formação, inspiração e fortalecimento de lideranças.
FICHA TÉCNICA
Título: O Filho da Mudança – O improvável que se tornou inevitável l Autor: Gilson Rodrigues l Editora: Literare Books International – 1ª edição, 2025 l Categoria: Não ficção l Páginas: 184 l Preço de capa sugerido: R$ 79,90 l ISBN físico: 978-85-9455-457-4 | ISBN digital: 978-85-9455-456-7 l Onde comprar: Amazon | Loja Literare Books
VEJA TAMBÉM
Em noite prestigiada, Jantar Prosperar celebra nova fase do G10 Favelas no Hotel Rosewood, em São Paulo
NOSSAS CAPAS
ACOMPANHE O DIA E A NOITE DOS FAMOSOS PELO NOSSO INSTAGRAM