22 de NOVEMBRO de 2017
A festa de lançamento do mais novo núcleo da Conspiração, Hysteria, foi lançado ontem com festa na Casa Baixo Augusta. Hysteria é uma plataforma de produção de conteúdo e curadoria feitos por mulheres, não necessariamente para mulheres ou sobre mulheres. A ideia é abrir um espaço exclusivo para narrativas contemporâneas tendo o olhar feminino na concepção e na realização dos projetos. Liderado pela capixaba Renata Brandão, CEO da produtora, o coletivo reúne profissionais da casa, como a diretora de criação Carolina Albuquerque, e outros trazidos do mercado, caso da diretora editorial Isabel De Luca. Renata Brandão disse ao portal Meio & Mensagem que a criação da Hysteria veio da necessidade de se ter conteúdo concebido, realizado e com curadoria de mulheres, sem estereótipos e limitações. “Num processo autocrítico, percebi um número grande de mulheres dentro da produtora e do nosso mercado com grande potencial autoral, mas com pouca autonomia ou oportunidades reais”, disse ela. Nascida num ambiente majoritariamente masculino como o do cinema e da publicidade - segundo dados do Free the Bid, apenas 13% dos diretores do mercado nacional são do sexo feminino -, Hysteria é um grande passo na busca pela representatividade da mulher no mercado.
A iniciativa se materializa primeiramente num site www.hysteria.etc.br que contará basicamente com três ambientes: Ver, Ler e Ouvir. Em Ver, dedicado a conteúdos audiovisuais, haverá séries originais, coproduções e aquisições. Entre os originals estão os programas “Tudo”, em que a atriz Maria Ribeiro discorre sobre temas que vão de casamento à Coreia do Norte, e “Alerta de tubarão”, em que a cofundadora e curadora do YouPix Bia Granja, uma das principais especialistas em cultura de internet no Brasil, entrevista influenciadoras especializadas nos mais diversos temas, de finanças a games. Um exemplo de coprodução é a segunda temporada da série online “Nosso amor a gente inventa”, apresentada por Sarah Oliveira. Já entre as aquisições destaca-se a série Curta Mulheres, que exibirá a cada semana um curta-metragem dirigido por uma mulher. Os 52 filmes foram selecionados pela curadora Isabela Mota.
A seção Ler contará com reportagens, uma gama diversa de colunistas flutuantes e uma curadoria de textos pinçados em sites e coletivos de mulheres selecionados em todo o Brasil. Já em Ouvir estarão uma série de playlists e podcasts como “Rascunhos Esquecidos de Uma Caixa Sem Saída”, em que grandes atrizes convidadas - Debora Bloch, Mariana Ximenes e Marina Lima, entre outras - leem uma emocionante compilação de e-mails anônimos jamais enviados. Outro podcast em produção é “Grampos vazados”, capitaneado por três amigas roteiristas: Martha Mendonça, que também é criadora e redatora do site de humor com notícias fictícias “Sensacionalista”, Luciana Fregolente e Luisa Yabrudi (as três escrevem juntas o programa “Zorra”, da TV Globo).
Hysteria ganhou uma música composta pela cantora Leticia Novaes, a Letrux, que acaba de ganhar o prêmio Multishow de melhor disco por “Letrux em noite de climão”. Dirigido por Carolina Jabor e Isabel Nascimento Silva, o clipe da canção “Hysteria”, um bem-humorado manifesto feminista, é uma das atrações de estreia exclusivas da plataforma.
Filmes de ficção, séries para a TV e – por que não? – produções eróticas também estão na mira do coletivo. Um dos projetos em andamento é uma parceria com o GNT que rendeu a criação da série de ficção baseada em depoimentos reais “Desnude”. Dirigida por Carolina Jabor e Anne Guimarães, a atração surgiu a partir de uma demanda do canal para a Hysteria, que desenvolveu uma pesquisa sobre sexualidade feminina e identificou que 76% das entrevistadas gostam de ver conteúdo e filmes sensuais em que a mulher é a protagonista. O lançamento está previsto para o primeiro semestre de 2018.
O núcleo atua ainda na criação de conteúdos para marcas, caso de uma recém-fechada parceria de três anos com o Masp. Também está nos planos o Festival Hysteria, programado para o primeiro semestre de 2018. Serão 12 shows espalhados por praças, bares e clubes do Centro de São Paulo, com curadoria assinada por Claudia Assef e Lalai Persson.
Fotos Deividi Corrêa/AgNews
VEJA TAMBÉM
A cantora Gavi lança clipe do novo hit Meu Bem
Haig Club lança uma noitada com David Beckham… De trás para frente!
Maria Ribeiro